terça-feira, 10 de novembro de 2009

Modelo Inep de Fazer.

No dia 29 de julho, à meia noite, o Inep liberou 40 questões-modelo para o novo Enem. Foram apresentadas para cada grande área diretrizes que norteariam a elaboração da prova. Aliás, coisa bonita de se ler. Em Linguagens, Códigos e suas tecnologias o que se tem é praticamente um tratado em variação linguística, os diferentes tipos de gêneros do discurso, e toda uma confabulação sobre respeitar o conhecimento que o aluno possui e etc. De fato, era de se encher os olhos. Sem contar as outras áreas que seguiam o mesmo padrão.


No entanto, na prática, o que foi apresentado foi mais uma vez o famigerado jeitinho brasileiro. Eis que às portas do Enem surge a suspeita de fraude, chamada suspeita somente por puro pudor burocrático, porque era mais que fato - para desespero de milhares de alunos. O excelentíssimo ministro da Educação, com a maior tranquilidade, disse que este era o momento para os alunos aproveitarem para estudarem mais, obviamente ele não havia se inscrito para a prova.

E se não bastasse os panos quentes metodicamente colocados sobre o vazamento da prova, aliás, nome apropriadíssimo uma vez que; se já haviam reservas da parte de várias universidades federais em aceitar o enem como critério decisivo para o ingresso dos alunos, este vazamento só fez com que a confiança, que já era mínima, escorresse pelo cano uma vez por todas. Bem, e se tudo isso já não fosse suficiente, houve por parte das autoridades uma certa complacência, uma “minimilização” do que houve.

É claro que só a venda do gabarito da prova já é um absurdo, afinal de contas, o Enem é o “termômetro” da educação brasileira, é dependendo dos resultados obtidos nele que as escolas conseguem verba. Porém, a questão é que o Inep é um órgão que tem que se manter acima de qualquer suspeita, afinal é ele que coordena, aqui no Brasil, o exame de ciências do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), um programa internacional de avaliação comparada, que tem por objetivo produzir indicadores dos sistemas educacionais no mundo todo. Se a integridade do Inep passar a ser questionada, a posição do Brasil no ranking também pode ser. E o problema não é só posição, mas a integridade da imagem do país. Exagero? E como dizer que não é assim.

O Inep se saiu muito bem em suas questões-modelo, mas como modelo...

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